Varican


Um Brasil que não é mostrado
A Parte Cheia do Cálice Chamado Brasil


Luiz Marins - Anthropos Consulting


Afinal que Brasil é este? O que está realmente acontecendo com o Brasil? Afinal por que estão as maiores empresas americanas e européias afirmando que seu maior portfólio de investimentos para os próximos 10-15 anos será nesta região do mundo? Será que viraram devotos de NS Aparecida do dia para a noite?

Acredito que seja o momento de passarmos de uma consciência ingênua para uma consciência crítica sobre o momento atual brasileiro. Nos corredores do Fórum Econômico Mundial em Davos os Ministros e autoridades declaravam suaintenção de investir no Brasil nos próximos anos o que nunca haviam pensado.Afinal que mercado é este?

Vejo dados confusos sobre o Brasil. Os jornais mostram a desgraça, oestupro, a balas perdidas... e esse pessoal continua vindo para o Brasil? As empresas espanholas e portuguesas acabam sendo maiores aqui do que naprópria Espanha e Portugal e assim por diante. Acho que está na hora deexplicar o Brasil com dados - dados de pesquisa - dados sérios, em vez do"chutômetro" aplicado a todo o momento para nos confundir.

Um exemplo digno é o divulgado em abril do ano passado, nos 500 anos doBrasil. Todos os jornais estamparam para o mundo todo que éramos 5 milhõesde índios no Brasil em 1500. Ora, se há dúvidas de quantas pessoasexatamente vieram nas caravelas em 1500, como é que sabemos que éramos 5milhões de índios em 1500 no Brasil? Quem contou? Qual o IBGE da época ou GPS que mediu os 5 milhões? Algum louco, com base em especulações referentesà mortalidade infringida pelos espanhóis no México, chegou à conclusão absolutamente absurda de que éramos 5 milhões e isso virou "verdade"! E assim logo dizemos que temos 120.000 desabrigados nas ruas de São Paulo, 45milhões de miseráveis, etc., etc. Até quando seremos obrigados a engoliressas verdadeiras barbaridades?

Para passarmos de uma consciência ingênua para uma consciência crítica e compreendermos o que está acontecendo, temos que saber que o mundo tem o que se chama de "mercados maduros". "Mercado maduro" é o mercado em que o crescimento do consumo é equivalente ao incremento vegetativo da população - ou seja - se a população cresce, aumenta o consumo. Se não cresce o consumo continua estático. Assim o consumo de cerveja nos EUA, por exemplo, cresceu 2% acumulado nos últimos 5 anos e deverá crescer apenas 2% nos próximos cinco anos. No Japão 35 prefeituras exigem um atestado que diga que você tem onde colocar seu carro para que um concessionário possa vender um automóvel novo a você - problema de espaço vital. O consumo de biscoitos na Inglaterra não cresce há dez anos.

Esses mercados maduros - EUA, Europa e Japão - onde se encontram as empresas igualmente maduras - IBM, Toyota, Electrolux, etc. - precisam de mercados emergentes - onde o crescimentodo consumo seja maior do que o incremento vegetativo da população. Quais são esses maiores mercados hoje no mundo? Brasil, Índia e China.E="-1">

Mas não nos iludamos muito com a China. A China tem 76% de sua população em campesinato. A Índia 72% e o Brasil apenas 22%. Assim, o país pronto para consumir produtos ocidentais de alguma tecnologia que não seja bicicleta, alfanje, etc. é o Brasil e por extensão o Mercosul. Por isso estão todos aqui e querendo investir mais e mais aqui. O mercado brasileiro, segundo dados da Nielsen, cresceu nos últimos 5 anos: ( Os dados abaixo assinalados com asteriscos têm como fonte AC Nielsen ):

*     859% em fraldas descartáveis
*     369% em mistura para bolos
*     310% em alimentos para gatos
*     282% em leite flavorizado
*     273% em alimentos para cães
*     219% em leite longa vida
*     201% em massas instantâneas
*     176% em cereais matinais
*     116% em carnes congeladas
*       81% em água mineral

O Brasil é hoje um mercado que apresenta alguns dados impressionantes:

*      1,3 milhão de lavadoras de roupa
      82% mais que no Canadá
      4.º Maior mercado do mundo

*      8,02 trilhões de litros de refrigerantes
      343% mais que no Canadá
      3.º Maior mercado do mundo

*      US$1,3 bilhão em alimentos "diet" ou "light";
*      US$100 milhões em 1990
*      US$6 bilhões em 2010

*      63,4 mil toneladas de creme dental
*      456% mais que na Itália

*      51,4 mil títulos de livros
      12% mais que a Itália

*      US$1,2 bilhão em CD's
      5.º maior mercado fonográfico do mundo
*      27% mais que o Japão
      2.º maior mercado do mundo

*      3 milhões de geladeiras
      66% maior que o Reino Unido
      4.º maior mercado do mundo

*     11 milhões de usuários da Internet
*     95% das declarações de IR foram enviadas via Internet,
*     40% do total na América Latina e o dobro do México.

*      681,9 mil toneladas de biscoito

E é importante que saibamos que somente a chamada classe média e emergente
no Brasil hoje representa 35 milhões de famílias: (IBGE). Assim, só a classe
média e emergente no Brasil é:

*      8% maior que a população da Alemanha.
*      Maior que a República Checa, Bélgica, Hungria, Portugal, Suécia,
Áustria, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Nova Zelândia,
Luxemburgo e Islândia juntos.
*      É maior que a França e Canadá juntos.
*      Equivale a um terço da população dos Estados Unidos.
*      Equivale a 72% da população do Japão.

Nós também não temos consciência de que o Brasil representa 42% do PIB da
América Latina incluindo o México e seu PIB, representa 13,3% do PIB total
dos países em desenvolvimento, incluindo a China.

E que:

*      Todo o PIB da Argentina...
      Equivale ao Interior do Estado de São Paulo

*      Todo o PIB do Chile...
      Equivale ao Grande Campinas (Ernest & Young)

*      Todo o PIB do Uruguai...
      Equivale ao bairro de Santo Amaro em São Paulo

É preciso compreender que as empresas multinacionais estão investindo aqui
porque o Brasil é o 5º  País do mundo em Poder de Compra com mais de US$1
trilhão de dólares em Purchasing Power Parity.

Hoje o ranking é:
*      EUA, China, Japão, Alemanha e Brasil.

Pense nisso. Passe de uma consciência ingênua para uma consciência crítica a respeito do Brasil. Se somos 33 milhões de pobres somos também 120 milhões de "não-pobres"; e isso quer dizer muita coisa num mundo de mercados maduros.

E, acredite, dentro de mais alguns anos - 3 ou 4 - teremos no Brasil juros internacionais. Isso significa que poderemos ir ao banco para que ele financie o nosso crescimento a juros decentes de 10-12% ao ano e não ao mês. Como a empresa brasileira é a mais "líquida" do mundo (não deve muito a bancos - pois se dever, quebra), o crescimento será exponencial, uma vez que todas as pesquisas mundiais mostram ser o brasileiro o mais "empreendedor" dos povos. E juros internacionais também farão com que o consumidor brasileiro possa consumir mais, dever mais, criando um círculo virtuoso de crescimento do mercado. Daí a razão de todos os bancos internacionais estarem comprando ou expandido suas ações de varejo no Brasil.

Agora é o momento de acreditar e investir, lembrando que o futuro do Brasil é maior que o seu passado. O Brasil é um cálice de vinho com metade cheia e metade vazia. Mas é importante não vermos só a parte vazia desse cálice. Ela existe e é grave. Mas existe uma parte cheia que está atraindo a atenção do mundo inteiro.

IDEL HALFEN
halfen@inx.com.br


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