O que é a próstata

Varican

O que é a próstata ?

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, envolve a uretra e existe apenas em indivíduos do sexo masculino. Tem a forma de uma noz e seu tamanho varia de acordo com a idade. É medida em unidade de peso e o valor normal é de no máximo 20 ou 30 gramas em adultos jovens. A partir dos 30 anos pode começar a crescer e sofrer alterações de sua estrutura, dando início à hiperplasia benigna, responsável pela sintomatologia presente em boa parte dos homens adultos com idade superior aos 50 anos.

Embora não tenha uma função bem esclarecida, sabe-se que ela é responsável pela formação de boa parte do líquido seminal. Sua secreção serve de meio de preservação de espermatozóides, além de promover a proteção do trato uro-genital masculino, através da produção de imunoglobulina A, proteína que combate infecções bacterianas. É também onde se produz o PSA, responsável pela liquefação do líquido seminal após a ejaculação. É específico do tecido protástico e por esse motivo, é ótimo marcador, permitindo o diagnóstico precoce do câncer da próstata.

Sintomas que merecem atenção.


<Raramente o câncer de próstata causa sintomas quando ainda é uma doença localizada. No entanto, alguns sinais podem ser indício de que alguma coisa não vai bem :

  • Dificuldade ao urinar, necessidade de esforço abdominal ;
  • Hematúria ( sangue na urina ) ;
  • Retenção urinária ( impossibilidade de urinar ) ;
  • Incontinência ( perda de urina involuntária ) ;
No caso de doença avançada, quando já não está mais localizada na próstata, o paciente pode apresentar, entre outros sintomas :
  • Dor ou fraturas ósseas, decorrentes de invasão pelo tumor;
  • Hematúria ( sangue na urina ) ; e
  • Sintomas neurológicos ( invasão ou compressão de estruturas do sistema nervoso ).

LER O ARTIGO COMPLETO

Voltar